Simulação molecular para desenvolvimento de fármacos contra o Coronavirus com BIOVIA Discovery Studio
A pandemia causada pelo Coronavirus se aproxima de 900.000 óbitos e 27,5 milhões de infectados pelo mundo, segundo o balanço da Universidade Johns Hopkins. A fatalidade da doença pode ser explicada pela facilidade que a proteína Sars-CoV-2 ataca as células humanas através da ligação com os receptores ACE2 (enzima conversora da angiotensina-2) presentes nos alvéolos pulmonares.
Esse conjunto de proteínas de formato pontiagudo (Figura 1) na superfície do vírus forma uma espécie de coroa (daí o nome corona, que é coroa do latim) e promove sua entrada, causando a síndrome respiratória grave em diversas pessoas. Em meio a emergência global, pesquisadores de todo mundo buscam por fármacos que controlem a doença, e a simulação molecular tem sido para esses especialistas um de seus principais grandes aliados.
“A modelagem molecular é fundamental para otimizar o desenvolvimento de um fármaco, visto a necessidade de estudar sistemas com grande número de átomos e para diversos compostos candidatos à fármacos.”
Professor Carlos Rangel Rodrigues do curso de Farmácia da UFRJ.
Além disso, para o especialista, uma das vantagens da metodologia é a obtenção rápida de informações correlacionadas da estrutura 3D com parâmetros de atividade do microrganismo. Recentemente, a IBM encontrou 77 medicamentos possíveis contra o Sars-CoV-2 a partir de um banco de dados com 8.000 substâncias diferentes utilizando a simulação molecular. Apesar do avanço nos resultados, a metodologia ainda é pouco conhecida entre os pesquisadores devido a necessidade de um especialista em programação em manusear programas de código aberto.
Visto a barreira curricular no desenvolvimento de fármacos e a alta demanda por soluções frente ao caos público, BIOVIA Discovery Studio surge como a melhor opção para especialistas, que não possuem expertise em programação, para estudarem potenciais fármacos contra o coronavirus.
O software desenvolvido pela Dassault Systèmes e comercializado no Brasil pela EDC Tecnologia é uma plataforma completa de métodos de simulação molecular que reúnem mais de 30 anos de pesquisas revisadas. A plataforma fornece aos pesquisadores um conjunto de ferramentas para docking molecular, homologia, ADME, previsão de toxicidade, simulações clássicas e muito mais. Com seus poderosos métodos de triagem, BIOVIA Discovery Studio pode alavancar pesquisas através da otimização da escolha de candidatos.
Confira mais detalhes no vídeo abaixo como o BIOVIA Discovery Studio pode ajudar pesquisadores a explorar as interações moleculares e a desenvolver novos medicamentos:
Referências:
- CENTER FOR SYSTEMS SCIENCE AND ENGINEERING (CSSE). Johns Hopkins University, 2020. Disponível em: https://coronavirus.jhu.edu/map.html. Acesso em 09 de maio de 2020.
- GREEN, Adam. BIOVA Blog, 2020. Disponível em: https://blogs.3ds.com/biovia/structural-modeling-and-refinement-of-the-sars-cov-2-s-protein/. Acesso em 09 de maio de 2020.
- POR que o novo coronavírus consegue se propagar com tanta eficiência. BBC, 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52110672. Acesso em 09 de maio de 2020.
- CINTRA el al. A elaboração de Fármacos a partir de uma perspectiva computacional. Em Foco, 2020. Disponível em: https://noticias.paginas.ufsc.br/files/2020/05/Qcomp-22020.pdf. Acesso em 09 de maio de 2020.
Bianca Domingues
Especialista em simulações numérica e molecular na EDC Tecnologia
bianca.domingues@edctecnologia.com.br
Comentários