03/02/2021

Como a EON Reality pode tornar o aprendizado interessante: conheça 5 formas

A discussão sobre o sistema de ensino no Brasil tem sido um tema recorrente nos últimos anos. Alunos com baixo rendimento, alta evasão escolar, utilização de métodos pedagógicos ultrapassados são a ponta do iceberg. Isso somado à distração causada pelo uso de celulares e acesso a redes sociais amplificam as distrações e, consequentemente, seu baixo desempenho.

Quantos professores não observam estudantes se distraindo de uma tarefa para checar as redes sociais? No entanto, a pergunta mais importante a ser respondida é: Como captar e reter a atenção do aluno em sala de aula?

Como a realidade virtual e aumentada oferecida pela EON pode ajudar a mudar esse cenário?

A EON Reality é uma empresa norte-americana líder em oferecer soluções de Realidade Aumentada e Virtual voltadas exclusivamente para a educação. A proposta não seria retirar o aluno do ambiente de ensino e sim tornar a experiencia de ensino mais divertida e interessante. Criar um cenário no qual os estudantes e professores passam a ser mais engajados com a aprendizagem reverte positivamente para a escola, pois melhora o relacionamento e as interações em sala de aula, garante melhores resultados, faz a escola/universidade ganhar mais destaque e se tornar uma opção atraente para a comunidade local.

Para isso, a plataforma da Eon acerta na solução, pois contorna o verdadeiro desafio enfrentado por escolas e universidades: falar uma linguagem própria dos alunos das novas gerações, mas sem perder o contato com o ensino pedagógico e os matérias didáticos.

Quer saber como? Vamos listar 5 formas de como a EON pode ajudar a tornar o aprendizado mais interessante:

Cria a interação harmônica entre o real e o virtual

Apesar de ser muito importante, o material didático não preenche mais a atenção de estudantes. Estamos falando de gerações que são usuários nativos digitais e quando entram em uma sala de aula esbarram com métodos antigos de ensino. A solução da EON não é excluir esse método e sim torná-lo mais interessante e criar a possibilidade de interação entre um material didático e o meio digital.

Ao ver um órgão do corpo humano, como o coração por exemplo, na tela do celular, o aluno tem a chance de explorar cada veia, vaso sanguíneo e músculo de forma detalhada. Após esse ato, eles podem complementar a observação que tiveram na realidade aumentada com a leitura em seus livros e materiais.

Melhora o desempenho

Para comprovar essa entrega de valor, o estudo “Preparando-se para a aprendizagem futura com uma interface tangível para o usuário: o caso da neurociência” realizado pela faculdade de educação da Stanford, nos Estados Unidos, mostrou a importância da prática e da atividade exploratória na educação.

Durante essa pesquisa de Stanford, os alunos tinham uma atividade prática na qual poderiam manipular uma réplica em escala do cérebro usando técnicas de realidade aumentada. No final do estudo, dados mostravam que os alunos que se participaram e se engajaram na exploração aberta tiveram um desempenho e absorção do conteúdo muito melhor do que os alunos que usaram materiais didáticos tradicionais.

Gera encantamento nos estudantes

A realidade virtual e aumentada por si só, já gera interesse e encanta os alunos. A EON possibilita a chance de explorar 360 graus e examinar cada detalhe de exposições, ambientes, museus mundialmente famosos e locais de luxo sem sair de casa ou da sala de aula. Essa oportunidade cria estudantes mais engajados e interessados nos estudos que as instituições tem a oferecer.

Amplia ainda mais o conhecimento

Imagina disponibilizar a alunos de engenharia a possibilidade rápida e eficaz de examinar esculturas e ver o material que é feita, quem a produziu e buscar outras obras do autor para analisar? Com uma plataforma intuitiva e completa a EON oferece uma forma dos alunos explorarem a fundo seus objetos de estudo.

Maior retenção de informações e estímulos cerebrais

Uma pesquisa feita pela empresa de neuromarketing, a Neuro Insight, aponta que realidade virtual e aumentada é capaz de atingir e estimular regiões do cérebro que não são possíveis através de métodos convencionais de ensino, contribuindo 290% a mais para retenção de conteúdo e 190% de envolvimento dos alunos.

Diante desse cenário, se tem algo que podemos afirmar é que a utilização da tecnologia imersiva da EON pode complementar e destacar ensinos e intuições por meio de uma solução inovadora e completa. Não temos dúvida de que a tecnologia precisa ser vista como uma aliada na educação, as salas de aula precisam ser capazes de oferecer um ambiente mais dinâmico e menos passivo para que que retenha a atenção dos estudantes em escolas e universidade.

E você? Qual sua opinião sobre o assunto?

Fontes:

https://hongkongliving.com/online-learning-boring-survey/ 

Bored in Class: A National Survey Finds Nearly 1 in 3 Teens Are Bored ‘Most or All of the Time’ in School, and a Majority Report High Levels of Stress | The 74 (the74million.org) 

https://www.computer.org/csdl/journal/lt/2013/02/tlt2013020117/13rRUwI5U4t 

https://www.neuro-insight.com/ 

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