01/02/2021

Case de sucesso: Projeto colaborativo entre o Instituto Mauá de Tecnologia e Universidad Nacional de Colombia

Em dezembro de 2020 tivemos a apresentação do projeto colaborativo entre duas grandes instituições: o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e a Universidade Nacional da Colômbia (UNAL) e a EDC teve o orgulho de apoiar esse projeto desde a sua concepção. A iniciativa contou com a coordenação dos professores Jorge Kawamura do IMT, professor Fernando Jose da UNAL e Carlos Parejo representando a EDC Tecnologia.

O propósito desse projeto foi criar uma integração entre as universidades participantes e simular um ambiente parecido com os departamentos de engenharia de grandes empresas, no qual o profissional tem de trabalhar com pessoas de idiomas, fusos horários, culturas e formações diferentes. Por esse motivo, cada equipe contou com 4 alunos do Instituto Mauá e 4 da UNAL.

A iniciativa abrangia montar grupos de até 8 alunos para desenvolver um brinquedo infantil. Fez parte desse trabalho projetar os produtos, executar suas simulações multifísicas, planejar todo seu processo de produção, incluindo análise e fluxo de produção, criar o layout de fábrica e usar somente materiais recicláveis para a fabricação do brinquedo. Para deixar esse desenvolvimento mais eficiente, cada equipe utilizou seu próprio espaço colaborativo e os estudantes tiveram acesso ao ambiente de treinamento na plataforma 3D Experience para conhecerem todos os recursos de cada aplicativo disponível.

O projeto teve início no dia 31 de agosto e foi concluído no dia 16 de dezembro, com a apresentação remota dos trabalhos. Todas as apresentações foram bem completas e organizadas, com cada aluno encarregado de explicar uma parte especifica do projeto feito. Dado ao sucesso e harmonia dessa experiência, não seria pouco dizer que há muitas chances de vermos uma outra colaboração entre essas duas instituições de ensino no futuro.

​Para saber mais dos nossos próximos eventos e ficar por dentro da nossa agenda, assine nossa newsletter e nos siga no Linkedin!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *